The Cobbler – Salvando o bairro uma sola de cada vez

Você não conhece um homem até andar um quilômetro com os seus sapatos

Adam Sandler - The Cobbler 4

Nota IMDB: 5.8/10
Título Original: The Cobbler
Título Traduzido: Trocando os Pés
Gênero: Comédia, Drama, Fantasia
Data e País: 13/03/15 – Estados Unidos
Duração: 99 minutos
Diretor: Thomas McCarthy
Escritores: Thomas McCarthy, Paul Sado
Elenco Principal: Adam Sandler, Method Man, Steve Buscemi, Melonie Diaz, Lynn Cohen, Dustin Hoffman.
Slogan: “Salvando o bairro uma sola de cada vez.”
Sinopse: Max Simkin (Adam Sandler) é um sapateiro e trabalha em uma loja em Nova Iorque, EUA, tendo como vizinho Jimmy (Steve Buscemi), um barbeiro.

 

Max vive com sua mãe que está doente, estágios iniciais de Alzheimer, Sarah (Lynn Cohen). Ambos foram deixados pelo pai de Max mas desejam poder vê-lo mais uma vez.

 

Certo dia, Leon Ludlow (Method Man), um bandido, aparece na loja de Max, exigindo que ele conserte seus sapatos para o mesmo dia. Max aceita e começa a trabalhar na troca do solado do sapato de Leon. Porém, sua máquina para de funcionar e sabendo que deve entregar o sapato às 18hs, não vê outra saída senão utilizar uma máquina manual que estava guardada durante muito tempo no porão de sua loja.

 

Após terminar seu trabalho, Max fica à espera de Leon, que acaba não aparecendo. Entediado, ele percebe que Leon calça o mesmo número que ele e então decide experimentar os sapatos do cliente. Para sua surpresa, ao colocar os sapatos, Max imediatamente se transforma em Leon, tendo a oportunidade de enxergar a vida sob a perspectiva de outra pessoa.

Confesso que não estava disposta a ver este filme pelo simples fato do ator principal ser o Adam Sandler. Sim, não sou uma fã e não, não me tornei uma. Porém, agradeço a falta de outros filmes no pen drive, pois este foi uma surpresa agradável.

Felizmente, o Adam Sandler está mais sério neste filme, acho que por se tratar de um filme com uma mensagem muito bonita (na minha interpretação), que é a de compreender a vida sob a ótica de outras pessoas e poder fazer a diferença.

A história é cativante, original, e muito bem escrita. A história da máquina de costura manual é encantadora e fez toda a diferença. Como reclamar de uma herança como esta, não é? 🙂

Adam Sandler - The Cobbler

Não concordo com a nota dada até a presente data pelos usuários do IMDB, 5.8 é uma nota muito baixa para um filme como este. Eu daria nota 8, porque sempre podemos melhorar hehe.

Um ponto negativo foi a tradução do título do filme. Brasileiro é um povo complicado. Já ouviram aquela frase “menos é mais”? Por causa de traduções como esta que os filmes acabam condenados à sessão da tarde. “Trocando os Pés”? Porque não simplesmente “O Sapateiro”? Sinto que “Trocando os Pés” dá um clima muito cômico a este filme, que está mais voltado ao drama do que a comédia.

No geral, “Trocando os Pés” é um filme bem leve, mas que traz uma mensagem forte. Gostei muito e muita gente se beneficiaria se assistisse a esse filme.

Agora é com você:

O que você faria se do nada descobrisse que poderia viver um dia que fosse na pele de outra pessoa? Tem algum filme nesse estilo que marcou você?

Não esquece de comentar, eu vou adorar saber a sua opinião. Além disso, compartilha, vai!!! 🙂

Um beijo,

Ezi

Share