Roteiro de Viagem: 5 dias no Uruguai

Que loucura, 2018 finalmente ficou para trás e 2019 já está aqui há 3 dias! Haha vamos com calma tempo.

Ano passado consegui ótimas oportunidades de viagem! Revisitei vários lugares e conheci muitos outros. Não posso negar que por mais que 2018 tenha sido um ano desafiador, foi um grande ano para viagens! 🙂

Hoje quero compartilhar sobre minhas últimas férias, que foram divididas em duas partes.

A primeira parte foi para Angra dos Reis/Cabo Frio/Arraial do Cabo/Búzios/Rio de Janeiro e a segunda parte foi para Montevidéu, no Uruguai! 🙂

Planejei alguns posts sobre Montevidéu, mas posso fazer do Rio depois.

Como moramos no Rio Grande do Sul, daqui até o Uruguai é bem pertinho. De carro a viagem tem duração de mais ou menos umas 11 horas, mas de avião a viagem dura apenas 1 hora!

Passamos 5 dias em Montevidéu, incluindo o dia da chegada e o de vir embora.

Chegando em Montevidéu

Chegada no Aeroporto Internacional de Carrasco
Chegada no Aeroporto Internacional de Carrasco

Chegamos lá segunda dia 12 de Novembro por volta das 13hs. Trocamos um pouco de dinheiro e comemos um MC, isso já é ROTINA haha…

Duas dicas importantes:

  1. NÃO trocar dinheiro nos câmbios do aeroporto! Pela cidade, há várias casas de câmbio onde o seu dinheiro vai valer mais. Acredite, qualquer quantia irá fazer a diferença!
  2. Compre um chip de celular da operadora Antel, na lojinha perto do MC Donalds! É bem barato e MUITO útil! Dessa forma, você irá conseguir utilizar a internet em qualquer lugar! 🙂

Decidimos não alugar carro durante toda viagem porque a diária era BEM cara. Usamos bastante Uber e também caminhamos.

Demoramos um pouco para sair do aeroporto, por que o Uber ainda não tem permissão de trafegar normalmente nos perímetros do aeroporto.

O primeiro motorista que aceitou a nossa corrida, ao ver que era para o aeroporto, imediatamente cancelou. Daí esperamos mais um pouco e logo conseguimos alguém que estava desembarcando um passageiro! 🙂

O aeroporto de Montevidéu fica BEM longe do hotel que escolhemos, ele é afastado do centro da cidade. Eu mal consegui ficar acordada durante a corrida. Acho que demoramos uns 40 minutos! Estava muito cansada, visto que tinha chegado do Rio no dia anterior. Então nem me senti culpada por ter dormido e não visto as paisagens da cidade.

Chegamos no hotel Pocitos Plaza Hotel e fizemos check-in. Largamos as malas e dormimos por umas duas horas. Tenho me cansado muito facilmente, então é preferível descansar um pouco, até porque é uma cidade grande 🙂  Daí levantamos e fomos caminhar.

Não tinha quase ninguém na rua!!! Jurava que ia encontrar vários turistas e acho que éramos os únicos haha. Tinha algumas pessoas caminhando e andando de bicicleta apenas.

Caminhamos por algum tempo e fomos no mercado comprar água. Nesse momento, o primeiro baque: uma água sem gás de 600ml quase 4 reais hahaha.

No entanto, é importante destacar que nas compras relacionadas à alimentação efetuadas com cartão, o imposto da compra (IVA) é removido do valor final, e como o imposto é maior que o valor da IOF cobrada no cartão, acaba compensando. Apenas baseado nisso, eu pagaria todas as compras com cartão. Claro que é imprescindível levar em conta que a fatura do cartão vai vir BEM cheia hahaha. É preciso se preparar e ter uma reserva de dinheiro para cobrir esses gastos.

Logo ao lado do supermercado, tinha um shopping, o Punta Carretas… entramos e JESUS o ar condicionado não estava funcionando. Uma curiosidade bacana é que antigamente, o local onde o shopping se encontra, era usado como uma prisão!

Dentro do shopping, o espaço para caminhar é um pouco pequeno. Já tinha decorações natalinas e tudo estava muito bonito, mas o calor era muito forte. Eu sou uma pessoa que sente MUITO frio hehe, mas não tinha como continuar no shopping. Caminhamos um pouco, vimos algumas lojas e logo saímos.

Do lado de fora, um ventinho agradável. UFA! hahaha

Seguimos caminhando e decidimos ir para o hotel, até porque o tempo começou a fechar um pouco e já estava chovendo bem de leve.



Onde se hospedar em Montevidéu?

Nos hospedamos no Pocitos Plaza Hotel, bem próximo do shopping Punta Carretas e da Rambla Mahatma Gandhi.

Para quem quiser saber, o Pocitos Plaza Hotel fica na Rua Juan Benito Blanco 640. Mais informações podem ser encontradas no site que é em espanhol!

Fizemos o check-in um pouco antes do previsto, graças a Deus, e eu gostei muito da experiência.

O quarto tinha um tamanho bom. Com cama king size, uma mesinha com duas cadeiras, uma mesa maior com um frigobar, closet com cofre, uma espécie de banco que utilizamos para deixar algumas coisas que usávamos todos os dias, e um banheiro com banheira! 🙂

Eu tenho muito respeito por hotéis com banheira no banheiro!

Quando chegamos, o recepcionista nos avisou que todos os dias das 17hs às 19hs eles servem um lanche. Daí, voltamos da nossa caminhada e fomos direto ao local onde é servido o café haha… Lá, eles serviram chás, café, leite, água, tinha achocolatado, bolo de chocolate, e uma espécie de pão com presunto e queijo.

Bem tímido, mas tudo estava bom. Exceto o achocolatado que não queria dissolver no leite hahaha. Achei que fosse com a gente, mas no outro dia de manhã isso aconteceu com outra pessoa haha.

O café da manhã é servido todos os dias das 7hs às 11hs da manhã e achei bem honesto. Não tinha waffles ou panquecas, nem bacon, como estou acostumada nos hotéis de fora do Brasil hehe, mas tinha uma boa variedade de chás, sucos, tinha pães, presunto, queijo, bolo, frutas, ovos mexidos, salsicha, etc.

Quando de férias, acho o café da manhã muito importante, pois daí conseguimos almoçar um pouco mais tarde e aproveitar mais.

O hotel é bem completo, são 11 andares, possui academia, terraço, sauna, sala de conferências, uns computadores que os hóspedes podem usar por tempo ilimitado com internet (sendo que apenas um estava funcionando), estacionamento no valor de 18 dólares por dia.

A limpeza dos quartos ocorre todos os dias até as 18hs, ou seja, você pode acordar mais tarde se quiser, com a garantia que na volta seu quarto estará brilhando haha. Tem aquelas plaquinhas de “não perturbe”, e no verso diz “por favor arrume o quarto” (em inglês hehe), então basta colocar essa plaquinha com o lado correto e daí o quarto é limpo.

Caso você queira toalhas limpas todos os dias, basta deixá-las no chão.

Eu AMO tomar banho de banheira. Quando criança morava numa casa que tinha uma e adorava. Ainda vou ter uma casa com um banheiro grande o suficiente para aquelas banheironas de rico com mil jatos de hidromassagem haha, ou um chuveiro vertical! 🙂

Por mais estranho ou nojento que muita gente ache, eu não penso 2x em encher a banheira e ficar lá relaxando por uma hora haha… nos 5 dias que ficamos lá, tomei banho de banheira umas 3x, não tomei 5x porque passei mal 🙁 senão teria batido meu recorde.

Todos que trabalham no hotel estão de parabéns pela cortesia, simpatia e profissionalismo. Gostei muito da experiência!

O melhor de tudo foi que como reservamos o hotel com antecedência, o valor da diária foi bem em conta. Nós pagamos por volta de R$ 270,00 a diária. Para um hotel 3,5 estrelas, que conta com wifi, café da manhã e lanche da tarde, acho que valeu muito a pena!

Alugamos um carro por dois dias, mas preferimos deixar num estacionamento em frente ao hotel. O valor era parecido, acho que foi uns 400 pesos por dia, que dá mais ou menos uns 45 reais, contra 18 dólares que dá, na cotação de hoje do dólar 3.75 reais, 67 reais!

No entanto, acho que seria mais seguro e tranquilo pagar um pouco a mais. Nunca se sabe como o carro será guardado e se o carro não será usado enquanto estiver no estacionamento, visto que precisamos deixar a chave com eles.


Quanto tempo ficar em Montevidéu?

Honestamente, a cidade não tem muita coisa para fazer, pelo menos para o meu gosto. Então, acho importante levar em consideração passear em outros lugares, como Colônia do Sacramento e Punta del Este.

Inicialmente, iríamos visitar apenas Punta mas, após o primeiro dia, decidimos visitar Colônia do Sacramento também!

Caso tenham mais tempo, o ideal seria passar uns dois dias em Punta, ainda mais se estiver muito quente, daí dá para tomar banho de mar! 🙂

Acho que três dias é o ideal para Montevidéu. Mais que isso já fica chato. Achamos muita coisa cara, principalmente o aluguel do carro, a alimentação e as lembrancinhas haha.

O que comer em Montevidéu?

Sem dúvidas o prato mais conhecido é o chivito, que é um sanduíche com carne (geralmente filé) com presunto, queijo, bacon, tomate, alface, ovo e uma porção de batata-frita. Há ainda a versão do chivito no prato, que é muito parecido com o que chamamos de alaminuta aqui no sul, porém com feijão e sem pão! 🙂

Fora isso, é claro que o Uruguai é muito conhecido pelas parrillas, que são churrascarias. Nesses lugares, é comum de encontrar assado de tira, entrecot, vazio, picanha, entre outros cortes de carne.

Há ainda um prato chamado de choripan, que consiste de pão com linguiça.

Eu gosto MUITO de carne hehe, até mais do que deveria. Então sempre comia chivito no prato sem salada ou entrecot com algum acompanhamento, geralmente batata frita :D.

Uma curiosidade interessante é que a comida em Montevidéu tem quase NADA de sal. E isso é sério! Existe até uma lei que controla a quantidade de sal utilizada no preparo dos alimentos. Isso fez com que muitas vezes eu achasse a comida sem gosto, mas é só adicionar a quantidade de sal para o seu paladar.

De sobremesa, vale a pena comer alfajores! Encontramos uma grande variedade por lá, acabei provando um alfajor de chocolate Milka e um alfajor de Oreo, além do conhecido alfajor da marca Punta Ballena. O melhor é que dá pra comprar individual e provar um pouquinho de cada! 🙂

O que fazer em Montevidéu?

Como já disse, passamos o primeiro dia caminhando nas redondezas do hotel e fomos no shopping e mercado.

Achei a cidade BEM grande, mas no sentido de ser bem distribuída. Não é tudo apertado como onde moro.

A propósito, ao conhecer o centro da cidade, achei bem parecido com o centro de Porto Alegre, mas maior e pouca coisa mais limpa e organizada hehe.

Vou roubar um pouco nesse tópico, pois vou adicionar à lista dois lugares diferentes hehe.

Dia 1 – Chegada

Rambla Mahatma Gandhi – Preparem-se pois é uma avenida bem comprida haha.

Letreiro de Montevideo – Recomendo assistir o pôr do sol nas redondezas do letreiro, pois logo na frente tem um mar e a vista é muito bonita! 🙂

Dia 2 – Conhecendo Montevidéu

Teatro Solis

Porta da Cidadela

Praça Independência

Cidade Velha

Palácio Salvo

Centro – Rua 18 de Julio – rua cheia de lojas de lembrancinhas! Hehe

Dia 3

Colônia do Sacramento

Dia 4

Punta Del Este

Dia 5

Estádio Centenário, onde joga o Peñarol

Jardim Botânico

Jardim Japonês

Existem muitos outros pontos turísticos para conhecer, mas na nossa viagem conseguimos visitar estes, com exceção dos jardins. Acabamos conhecendo o estádio apenas por fora, visto que fomos na sexta-feira  antes de ir embora!

Lembrando que vou fazer posts específicos sobre o passeio que fizemos para Colônia do Sacramento e Punta del Este, por isso só listei no roteiro acima! 🙂



Quanto gastamos em Montevidéu?

Trocamos mais ou menos 500,00 Reais, o que deu uns 2650 pesos uruguaios.
Gastamos praticamente todo esse dinheiro nos 5 dias que estivemos no Uruguai. Recomendo levar pelo menos essa quantidade, senão mais. O gasto com dinheiro foi basicamente em lembrancinhas, souveniers e pequenos lanches.

Fora isso, gastamos a maioria das refeições no cartão de crédito.

Lembra que disse que pagando suas compras no cartão, eles removiam do valor o imposto? Pois então, quase todas as refeições foram pagas no cartão, além de outras compras que fizemos.

Além disso, também pagamos no cartão todos os Ubers que utilizamos.

Confesso que esperava um pouco mais da cidade. Sempre ouvi grandes coisas sobre o Uruguai mas não me impressionei muito.

Claro que é uma cidade bonita e organizada. Impossível não pensar em como seria incrível que Porto Alegre fosse assim. Não que não seja um lugar bonito, mas a falta de organização e segurança me desmotiva muito.

Nos próximos posts irei compartilhar o que fizemos em Colônia do Sacramento e Punta del Este! 🙂

Espero que tenham gostado por enquanto!

Beijo

Ezi

Comentários do Facebook
Compartilhe!