Porto Alegre é DEMAIS!

Hoje é com muito orgulho que eu venho participar da minha primeira (de muitas com certeza) blogagem coletiva! \o/

E como tema da blogagem, venho apresentar os pontos turísticos mais bacanas da minha cidade: Porto Alegre, que fica localizada no estado do Rio Grande do Sul…

Fundada em 26 de Março de 1772, Porto Alegre hoje conta com aproximadamente 1 milhão e meio de habitantes, ou seja 1 milhão e meio de pessoas sortudas! 🙂

Porto Alegre está longe de ser uma cidade perfeita. Assim como no resto do mundo, há muitos problemas aqui, mas feliz é quem, mesmo com os problemas, consegue enxergar o que existe de bom!!!

POA, como chamam os mais intimos, já foi Porto de Viamão, Porto do Dorneles, Porto dos Casais e finalmente Porto Alegre.

Mas porque?

O primeiro nome de Porto Alegre foi Porto de Viamão, no século XVIII por que como não existia um centro urbano, os estancieiros da região aproveitavam o Guaíba como meio de comunicação com Rio Grande e Rio Pardo. A região, na época conhecida como campos de Viamão, era um distrito de Laguna (em SC). O porto assim era conhecido como Porto de Viamão.

O segundo nome de Porto Alegre foi Porto do Dorneles. Em 1740, a área foi concedida como sesmaria a Jerônimo de Ornelas, portugues nascido na ilha da Madeira e que estava instalado ali desde de 1732. Em decorrencia, o porto passou a ser chamado de Porto do Dorneles.

Nessa mesma época, o governo portugues incentivou a vinda de casais açorianos à região, para resolver dois problemas: o superpovoamento das ilhas dos Açores e o assentamento da dominação portuguesa no sul do país. Por essa razão, Porto do Dorneles passou a se chamar Porto dos Casais.

Finalmente, em 1763, com a invasão espanhola da cidade de Rio Grande, então capital do Estado, a sede do governo acabou por ser transferida para Viamão, cidade adjacente ao Porto dos Casais. Com o desenvolvimento do porto e sua posição estratégica à beira do rio Guaíba, o governador da época, José Marcelino de Figueiredo, resolveu transferir a capital de Viamão para Porto dos Casais em 1773, trocando nessa ocasião o nome para Porto Alegre.

E não poderia ser melhor, Porto Alegre é uma cidade maravilhosa e por isso todo mundo que mora aqui é muito alegre hahaha.

Achei interessante contar a história do nome da cidade, pois poucos sabem que POA já teve diversos outros nomes! A história é ou não é um assunto divino? Eu pelo menos adoro ficar sabendo um pouco da história dos lugares que visito, é como se eu fizesse uma partezinha dela também 🙂

Bom, vamos lá que Porto Alegre tem muitos lugares bacanas de serem conhecidos! Gostaria de convidá-lo, querido(a) leitor(a), a vir à Porto Alegre, você não vai se arrepender!

Começo com a Estátua do Laçador, que é um monumento que fica localizado pertinho do aeroporto internacional de POA. Esse monumento representa o gaúcho tradicionalmente pilchado. É o símbolo oficial de Porto Alegre.

Esse monumento é feito de bronze, tem 4,45 m de altura, pesa 3,8 toneladas e fica em um pedestal.

É emocionante, pois realmente representa o meu povo e olha como ele é lindo 🙂

Laçador Monumento-do-Laçador

Do Laçador, passo para o rio Guaíba, que possui 496 quilômetros quadrados e que não é apenas um rio, mas também um cartão postal, e olha só o porque:

4449927216_dfbe5534c8_b Por do Sol no Guaíba 4

Ali na orla do rio Guaíba, podemos encontrar diversos pontos turísticos de POA, como o Cais do Porto (1), Usina do Gasômetro (2), Anfiteatro Por do Sol (3), e o Iate Clube Guaíba (4):

Pontos POA

POA conta também com parques incríveis, os mais famosos são a Redenção, o Parcão, e o Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho, conhecido como Parque Harmonia caracterizado por reunir diversos aspectos da tradição gaúcha, com churrasqueiras ao ar livre e galpão crioulo:

Redenção

Redenção

Parcão

Parcao

Parque Harmonia

Harmonia

Casa de Cultura Mario Quintana

mario quintana

O grandioso Mercado Público

mercado

O lindo Jardim Botânico

Jardim Botanico

E nao posso fechar sem mostrar o belissimo Beira Rio, casa do meu time o Internacional! 😀

Padrao FiFA

Temos muitos outros pontos turisticos, posso fazer a parte dois se houver interesse…

Espero que tenham gostado desse post e não deixem de visitar também os outros posts das minha colegas Blogueiras Conscientes, tá um mais legal que o outro!!!

A Luana Torres, do Hope for the Flowers, mostra aqui tudo que a linda Paulo Afonso pode oferecer,
A Gi Carmesini mostra o ma-ra-vi-lho-so Beco do Batman de São Paulo,
A Raffa Pacifico mostra que Salvador é uma cidade para lá de interessante e que dá um banho de cultura em qualquer cidade hehe,
A Nat Baldivia mostra que SP não tira o fôlego só no tamanho mas também na hora de escolher o que comer
A Larissa mostra que não é só de praia que Florianópolis vive hehe

Bem minha gente, um beijão e um ótimo fim de segunda!

Share