Dica de Viagem: Visa Mapper!

Viajar é a melhor forma de se perder e de se encontrar ao mesmo tempo...

Oie 🙂

Tá pensando em  viajar e não sabe por onde começar?

Hoje eu venho aqui para dar uma dica bem legal para todos que estão interessados em começar a planejar as próximas férias! 🙂

Todo mundo sabe que a partir do momento em que se decide viajar é necessário tomar algumas providências, nada fora do comum, como por exemplo: comprar passagens, reservar hotel e carro, e montar um roteiro de viagem.

Mas, algo que nem todos sabem é que para alguns países é necessário também obter um visto de entrada.

O que é um visto de entrada?

Sendo profissional, decidi ir atrás de uma resposta oficial para esta pergunta. Segundo o Portal Brasil, “o visto é a permissão de entrada concedida por um país ao cidadão estrangeiro e varia de acordo com a duração e o objetivo da viagem”.

Todos os países exigem visto de entrada?

Felizmente nem todos os países exigem visto de entrada. 🙂

Como eu sei se preciso de visto?

Para não te deixar com a responsabilidade de descobrir se é preciso ter visto ou não para entrar no país de seu interesse, achei um site na que fornece essa informação para nós, meros viajantes. O nome desse site é Visa Mapper.

O que é e como funciona o Visa Mapper?

O Visa Mapper é uma ferramenta colaborativa, que nem o Wikipedia, ou seja qualquer pessoa pode acessar e editar as informações postadas no site.

O conteúdo do Visa Mapper é em inglês, porém não é necessário ter conhecimento profundo no idioma para compreender o conteúdo do site.

Ao entrarmos no site nos deparamos com o mapa mundial e a seguinte frase:  “I am a citizen of”. Essa frase significa “Eu sou um cidadão do”. Daí temos um menu, onde podemos selecionar o país do qual somos cidadão. Quando acesso o site, essa opção já vem preenchida por default com Brazil, como ilustrado na imagem abaixo:

1

Daí o único trabalho que temos é de “ler” o mapa. Ao passar o mouse por cima de um país, aparece o nome do país em questão.

As legendas que aparecem do lado direito significam:

2

Por exemplo, se você tem o sonho de viajar para a Albânia, basta olhar no mapa qual a cor do país e dar uma olhada na legenda. No meu caso precisei procurar pelo país hehehe, geografia nunca foi meu forte!

Claro que fui escolher o país mais difícil de encontrar no mapa, eu tenho essa sorte! Depois de alguns minutos, não vou mentir, consegui encontrar… É aquele país dentro do círculo, pertinho da Itália….que teria sido muito mais fácil de encontrar diga-se de passagem… ¬¬

Uma funcionalidade que pode ajudar são aqueles botões de + e -, que você pode ver no canto superior esquerdo da imagem abaixo, que dão zoom no mapa, aí é só ir passando o mouse em cima dos países que já diz o nome 🙂

Albania
Olha a Albania

Felizmente para a Albânia não é necessário visto!!! Assim que eu gosto hehehe. Mas essa história não se repete com outros países, como pode ser percebido pelos países com coloração vermelha amarronzada ou marrom avermelhada, você que decide!

Um dos países mais visitados pelos brasileiros, na minha opinião, é os Estados Unidos, e podemos ver que é necessário visto para poder entrar no país. Aaah!

Caso você clique no país em questão, uma telinha irá abrir com algumas informações. Decidi clicar em um país que necessite de visto para vermos melhor e o escolhido dessa vez foi o Japão:

Japao

Nessa nova tela temos novamente a legenda que aparece ao lado do mapa e a quantidade de pessoas que votaram em cada opção. No Mapa o Japão diz que é necessário ter visto antes de chegar ao país, mas nessa tela podemos ver que algumas pessoas selecionaram as opções: Visto não obrigatório antes da chegada e Visto disponível na chegada.

No nosso caso precisamos de visto para entrar no Japão, mas pessoas de outros países podem não precisar e aí votaram nas outras opções, como é o caso do México:

MEXICO

Podemos ver que os mexicanos podem entrar sem visto em alguns países, o Japão é um deles! 🙂

É claro que como o Wikipedia, onde as informações podem ser editadas pelos usuários, não podemos ter 100% de certeza, mas o Visa Mapper pode vir a ajudar viajantes principiantes.

Mas continuando com nossa simulação, caso você queira atualizar a contagem de cada opção, basta clicar e aí é necessário entrar no site através de uma conta do Google ou do Facebook.
Além disso, tem a aba Comentários e Links Úteis, no caso do Japão nenhuma das abas possuem informações.

Minha opinião sobre o Visa Mapper foi bastante positiva. Eu já viajei para os Estados Unidos e já sabia que era necessário ter visto, mas achava que seria necessário ter visto para a entrada da maioria dos países da Europa, mas graças ao site vi que estava enganada.

No geral fiquei bastante satisfeita e por isso resolvi indicar o site para vocês. Espero que tenham gostado da dica!

Vocês estão pensando em viajar nas próximas férias para qual destino? É necessário ter visto de entrada no país? Me contem nos comentários! 🙂

Beijos,

Ezi

Compartilhe!
  • Olá
    Achei excelente seu post, com informações muito boas , até tomei a ousadia de compartilhar na minha página.
    gosto muito de viajar, não viajo tanto quanto gostaria até porque meu trabalho só me permite viajar 2 vezes ao ano, ou em algumas escapadas rápidas.
    Meu próximo destino será Montevideu,
    Beijos e muito sucesso pra você.
    http://www.maisqueumaviajante.com.br

  • ezimonteiro

    Olá Isabel!
    Obrigada! 🙂 Fico feliz que tenha gostado… Essa é a minha intenção sempre hehe.
    Obrigada também por compartilhar! Vou dar uma passada no teu blog, já vi que tu usa um tema (sparkling) que eu já usei em blogs passados e adoro!!!
    Em relação a viajar, eu também adoro, e tenho apenas 30 dias por ano, que quase nunca posso tirar corridos… então viajo duas vezes de 15 dias 🙂
    Sabe, também estou cogitando viajar para o Uruguai nas minhas próximas férias, quem sabe a gente se encontre por lá!
    Beijos e sucesso para ti também!