5 Motivos para começar a assistir Mr. Robot ainda hoje

Mr. Robot é uma série dramática, criada por Sam Esmail e que faz parte da grade televisiva da USA Network desde Junho de 2015.

Vamos à sinopse:

A série, conta a história de Elliot (Rami Malek), um jovem programador que trabalha como engenheiro de cibersegurança na empresa Allsafe durante o dia e como hacker vigilante à noite. Elliot se encontra em uma encruzilhada quando o misterioso líder de um grupo hacker o recruta para destruir a corporação que ele é pago para proteger.

Se somente a sinopse não deixou você a fim de assistir a série, vou citar 5 motivos pelos quais você deveria começar a assistir Mr. Robot agora! (mentira… quando terminar de ler o post você pode ir hahaha)

1. Tema central gira em torno da Tecnologia

Nenhuma outra série fala sobre a tecnologia da forma que Mr. Robot fala. Cabe salientar que os produtores da série contrataram especialistas para que as cenas de hacking fossem as mais realistas possíveis. E pela reação de muitos programadores, eles foram bem sucedidos nas escolhas.

Quando Elliot, ou algum dos outros hackers haha, está em frente a um computador, eu fico presa ao episódio. É impressionante quanto poder um hacker tem.

linux

Obviamente que a série não trata apenas da tecnlogia, mas também aborda o comportamento e os dilemas morais e éticos dos personagens que encontramos. Porém, são nos momentos em que a tecnologia prevalece que sinto que a série realmente se encontra.

2. Toca em assuntos delicados, como transtornos mentais

Se tem algo que todos deveriam falar mais sobre é a nossa saúde mental. Não é à toa que o mal do século é a depressão. Por preconceito, vergonha, ou até mesmo medo, acabamos não falando…e aí muitas pessoas ignorantes saem por aí agindo como se transtornos mentais fossem contagiosos, e principalmente dizendo que quem possui algum tipo transtorno mental é louco.
Elliot é um personagem denso, estranho, e indiferente, porém ao mesmo tempo é extremamente interessante por sua história de vida e como ele reage perante às situações apresentadas a ele. Mas, além disso, Elliot sofre de fobia social.
Fobia Social nada mais é do que um transtorno de ansiedade caracterizado por manifestações de alarme, tensão nervosa, medo e desconforto desencadeadas pela exposição à avaliação social. Na série é nítido essas manifestações em Elliot e podemos ver o quanto afetam a vida dele como um todo.

Por isso, considero este um motivo muito bom para assistir a série, já que é uma forma de nos educarmos em relação a este assunto.

social-anxiety

3. Elenco Brilhante

Só vendo pra ter idéia, mas as atuações de Rami Malek como Elliot, Christian Slater, como Mr. Robot, e Michael Cristofer como Phillip Price são de tirar o fôlego!

Particularmente, eu não acho que os personagens da série são estilo os personagens de Game of Thrones, por exemplo, que você quase enlouquece achando que alguma coisa possa acontecer com eles, mas se tratando de talento e competência, eles tem para dar e vender. Principalmente o Rami Malek no papel de Elliot…parece que o personagem foi feito para o ator.

Para compor seu personagem, Rami Malek pesquisou sobre dependência de drogas, hacking, e fobia social, através de livros, documentários, e até mesmo vídeos no YouTube.

elenco-mr-robot-resized

4. Reviravoltas

Quase todos os episódios apresentam alguma reviravolta que você assiste e fica se perguntando “Como..? Porque?! Hã?!”. Eu comecei a assistir a série esse ano, e logo quando terminou a primeira temporada, a segunda estava estreando. Então não precisei ficar esperando muito pelo próximo episódio. Porém, se tivesse assistido um episódio por semana, tendo que esperar pelo próximo para descobrir algumas coisas, certamente iria ficar super ansiosa.

E o melhor é que praticamente tudo que a série promete, ela cumpre… com exceção talvez de um ou outro ponto que ainda não foi explicado, mas que deve ser mais pra frente no enredo.

A primeira temporada em especial, traz muitas reviravoltas… no inicio, você acredita em tudo que vê, até que descobre que tinha caroço naquele angu hahah e algo muito importante toma outro rumo.

A partir desse momento, tudo demanda mais atenção, porque não se sabe mais no que acreditar.

mr-robot-and-elliot

 

5. Roteiro e Produção

Logo no primeiro episódio pode-se perceber a qualidade do roteiro e produção da série. Para mim, a série foi feita com todo cuidado, para que retratasse da melhor forma todos seus aspectos, principalmente relacionados ao transtorno de Elliot e às cenas de hacking.

Além disso, a série trouxe um elemento diferente, que é a inserção do telespectador como um amigo imaginário de Elliot. E é de verdade, sempre que Elliot fala “conosco”, eu sinto que ele está falando comigo mesmo. Jamais vemos os personagens de outras séries encararem a câmera, e em Mr. Robot, Elliot o faz com tamanha naturalidade. Parece que ele sofre mesmo de fobia social.

Não entendo muito dos equipamentos utilizados na produção de séries de televisão, porém, em Mr. Robot, parece que os episódios tem algo de diferente na sua composição.

Neste artigo, um usuário do Reddit explica algumas técnicas de enquadramento apresentadas na série, sendo uma delas o sistema de quadrantes, onde os personagens, muitas vezes, são posicionados em um dos “quadrados” do quadrante, fazendo assim com que o fundo possa fazer parte da cena que estamos assistindo.

Veja no exemplo abaixo, Elliot está no quadrado direito inferior e atrás dele tem um casal. Com o desenrolar da cena, aquele casal continua caminhando e então aparece no quadrado direito superior, é uma cena junto de outra cena, podendo significar inúmeras coisas, como Elliot estar se sentindo em uma situação que requer muito dele. Na cena abaixo, Elliot precisa se livrar de uma pessoa que está o impedindo de fazer o que ele precisa fazer. Uma situação como essa exige muito de Elliot, que não sabe lidar com as pessoas de um modo geral.

exemplo-quadrante

Se você ainda não assistiu Mr. Robot, espero que ao menos eu tenha despertado a sua curiosidade! 🙂
Caso já tenha assistido, me conte nos comentários o que você mais gosta na série!
Para mim, esta é uma das melhores séries do momento e uma ótima opção para assistir enquanto as novas temporadas de outras séries ainda não começaram!

Beijos,

Ezi

Compartilhe!
  • Homem Smiliguildo

    Por causa da série resolvi procurar tratamento de algo que eu relevava.

    • ezimonteiro

      Fico feliz por ti! A série é maravilhosa e faz um ótimo trabalho deixando seus telespectadores mais conscientes em relação ao tema saúde mental.
      E obrigada por deixar seu comentário! 🙂