15 Dicas para Vencer o Medo de Dentista

Em pleno século 21 e com a tecnologia a todo vapor, se tem uma coisa que eu não compreendo é como ainda não acabaram com o barulho da broca do dentista!

Tem coisa pior do que você estar ansioso, mal e porcamente conseguir comer alguma coisa, suar frio, ter dor de barriga, e ainda ter que ouvir esse barulho?

Adiciona ao barulho, a sensação do metal (ou seja lá o elemento usado na broca) raspando seu dente, que muitas vezes já esta super sensível, e o resultado é DESESPERO!

Não vou mentir, ir ao dentista nunca está na minha lista, e quando aparece, a lista fica mais ou menos assim:

1. Comer sabão
2. Beber leite azedo
3. Queimar a língua todos os dias
4. Limpar a casa toda todos os dias
5. Usar roupa de inverno num calor de 40° E correr uma meia maratona
6. Fazer uma lobotomia
.
.
.
.
.
1000000. Ir ao dentista

A ultima vez que fui ao dentista foi ano passado por obrigação já que faziam pelo menos 1 ano e meio que eu não ia… e eu não tenho vergonha de dizer isso…

Resultado: umas 3 ou 4 cáries obturadas e 1 ciso extraído… Como o dentista conseguiu que eu parasse quieta na cadeira para que ele conseguisse fazer o trabalho dele? Isso continua um mistério até hoje.

Então, eu decidi que ia fazer um clareamento… e o que isso significa? Que eu teria que ir ao dentista de novo…

Como eu não marcava e meu namorado queria fazer logo o clareamento também, ele marcou uma consulta para mim. Seria simples… apenas uma limpeza e fazer o molde para o clareamento.

Claro que as coisas não aconteceram assim…senão não existiria post para contar a história!

Passei 1 hora no consultório e o dentista foi bastante paciente comigo. Graças a um milagre, não tinha nada de muito errado, fora o que sempre está haha…

Então para quem possa ter problemas com dentista, e isso tem nome: ODONTOFOBIA, resolvi fazer uma lista de coisas que podem ajudar:

  1. Para evitar procedimentos que possam machucar: ESCOVE OS DENTES e PASSE FIO DENTAL todos os dias!
    Sério… parece simples, mas quem tem medo de dentista, pode vir a ter medo de tudo relacionado à dentes. Eu sei porque eu sou assim, mas estou mudando, aos poucos!
    Minha dica é escovar os dentes pelo menos 3x por dia, e meu dentista disse que o certo é escovar SEMPRE que comer alguma coisa, ou seja:
    Café da Manhã – 1x
    Lanche da Manhã – 1x
    Almoço – 1x
    Lanche da Tarde – 1x
    Janta – 1x
    Ceia – 1x
    Sem brincadeiras… só aí são 6x. E não acho que seja exagero, pois cuidando bem, os dentes possivelmente não vão ficar doentes e logo não precisaremos passar por procedimentos dolorosos.
    Fio dental acho que passando pelo menos 1x por dia já é o suficiente, ou então após refeições onde comemos algo fibroso, exemplo: carnes.

    https://media.giphy.com/media/xNqeMrOucxs6A/giphy.gif
  2. Antes de ir ao dentista, pense em todos os benefícios que a consulta trará e também que seu sorriso é seu cartão de visitas e este precisa estar saudável para que nos sintamos seguros. Uma dica é fazer uma lista de PRÓS e CONTRAS, assim ficando visível que ir ao dentista trará mais benefício do que malefício (pensando BEM mesmo, que malefício traria?!) 🙂
  3. Linkando com o item anterior, para ajudar na lista de contras, aqui vai uma lista do que pode acontecer caso você NÃO vá ao dentista:
    • Cáries
    • Mau Hálito
    • Gengivite
    • Carcinoma (câncer de boca)

    Pode até ter mais doenças, mas essas são algumas que por si só já deveriam assustar e causar você a IR ao dentista… Ninguém quer ficar doente!

  4. Respiração! Foque na sua respiração antes/durante/depois da consulta e tente relaxar!

    https://media.giphy.com/media/xUPGczDxShaTB5VcSk/giphy.gif
  5. Talvez o fato de ficarmos tão próximos e expostos ao dentista quando consultamos nos deixe desconfortáveis e susceptíveis a dores, que muitas vezes são psicológicas. Quem sabe o simples ato de fechar os olhos e/ou ouvir música direto no fone de ouvido tire o nosso foco do trabalho do dentista, permitindo que a nossa mente possa relaxar mais.

    http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2012/05/04/article-2139380-12EB3FE1000005DC-778_468x361.jpg
  6. Analise se você está realmente sentindo dor ou se acha que está.
  7. Marque a consulta no primeiro horário da manhã disponível!
    Dizem que devemos priorizar as atividades mais difíceis do nosso dia, priorizando a ida ao dentista, você sai do consultório com a sensação de realização e já se livra de uma atividade que causa mal estar.
  8. Caso possível, peça que alguém vá com você. Mesmo que essa pessoa fique do lado de fora do consultório, pelo menos você terá a sensação de que existe alguém que se importa e que protege você caso alguma coisa dê errado. Caso ninguém possa te acompanhar, tente ler uma revista, um livro, ouvir música, ou até mesmo ligue para alguém durante o tempo de espera (que muitas vezes é maior do que a gente gostaria hehe)

    https://media.giphy.com/media/RjvD4HTwDo8Ni/giphy.gif
  9. Se você for consultar com um dentista pela primeira vez, procure indicações de familiares e amigos. Na primeira consulta, fale sobre o medo que sente e veja a reação do dentista. Caso você não se sinta confortável, o que pode acontecer, continue em busca de alguém que te passe segurança e se importe com seus sentimentos.
  10. Vá ao dentista pelo menos 2x ao ano, assim você se conseguirá construir um relacionamento com seu dentista baseado em confiança e será mais fácil continuar o tratamento.
  11. Se durante a consulta você tiver dúvidas sobre o procedimento, pergunte ao dentista e peça que ele explique o que fará.

    https://media.giphy.com/media/yXUcohUUd4S88/giphy.gif
  12. Se durante algum procedimento você sentir dor, avise seu dentista.
  13. Após a consulta, coma um pirulito. HAHAHA, brincadeira. Após a consulta, seus dentes ficarão um pouco sensíveis, relaxe e não coma nada muito duro, nem beba nada muito quente, dando tempo aos seus dentes de se recuperarem.
  14. Caso o sistema de recompensas funcione com você, após a consulta, faça algo ou compre algo simbólico, mas não use isso como desculpa para comprar um novo guarda-roupas por exemplo, a não ser que sua situação financeira permita. Se permitir, faça o que quiser haha, por sua conta e risco. 😛
  15. Caso nada disso ajude, procure a ajuda de um profissional. Não tem porque ter vergonha, ter medo de ir ao dentista é normal e você não está sozinho!

    https://media.giphy.com/media/3oz8xzS2J6gOhBUis0/giphy.gif


Espero que essas dicas ajudem você a vencer o medo de ir ao dentista! Não vou dizer que não tenho mais medo, ainda me sinto ansiosa só de pensar em ter que ir a uma consulta, mas pense que isso é um processo, uma longa jornada, que a cada passo tende a ficar um pouco mais fácil.

Ezi

Compartilhe!